segunda-feira, 23 de julho de 2012



PÔS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Trabalho de Conclusão




ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO


Tatiane Menezes BARRACAR 


RESUMO

O presente artigo tem por objetivo analisar as características de um aluno com Altas Habilidades/Superdotação. Para a realização deste trabalho optou-se pela pesquisa bibliográfica, utilizando pra tanto de livros, revistas, artigos diversos relacionados ao tema. A problemática encontrada ao realizar este trabalho é de que vivemos em uma sociedade capitalista onde as regras, valores e normas são fundamentados em função da produtividade. Deste modo, as crianças são "bombardeadas" de estímulos desde os primeiros meses, e à medida que vão se desenvolvendo passam a ser moldadas pela família, escola, sociedade, de acordo com padrões considerados "normais" - comuns a coletividade. Qualquer criança que se mantenha acima ou abaixo da média torna-se alvo de preconceito da sociedade, simplesmente pelo fato de ser considerado diferente do padrão comum. Assim, surgiram algumas questões: como identificar uma criança superdotada? Quais características identificam uma criança com Altas Habilidades/Superdotada? Qual é a benefício que este aluno tem quando é diagnosticada a sua superdotação? Em decorrência dessa realidade que se busca a produtividade a qualquer custo, foi que surgiu o interesse em desenvolver um trabalho sobre crianças superdotadas. Essas crianças são verdadeiras vítimas deste sistema social, pois são valorizadas simplesmente por suas habilidades especiais que se destacam através da capacidade intelectual, psicomotora, social, entre outros.



Palavras-chave: Crianças; habilidades; superdotação.


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